fbpx
geral@tfttapping.joamar.pt

Incluindo a totalidade da experiência humana na nossa ciência

Quando discutimos objetos e eventos singulares, precisamos enfrentar o problema da medição, também chamado de “efeito do observador”: de que modo a nossa medição ou observação altera a – ou causa o “colapso” da – possibilidade e a transforma em realidade. Afirma Amit Goswami, que a solução do problema da medição é pensar no colapso como o resultado da escolha feita por uma consciência não local. E Deus não joga dados.

Temos o determinismo estatístico para muitos objetos e muitos eventos, assegurando uma ciência preditiva das coisas inanimadas. Mas também temos a liberdade de escolha, o livre-arbítrio, para atos individuais de seres biológicos, sempre que isto for capaz de funcionar por meio da consciência não local.

Neste caso, também, a memória adquirida por reações prévias a estímulos produz um comportamento previsível e condicionado do estado comum da consciência ao qual damos o nome de ego, o domínio do comportamento previsível na psicologia (tal como Amit Goswami explicou em “O universo autoconsciente”). O nosso desafio é erguermo-nos acima do ego para chegarmos à consciência superior, com acesso à criatividade e à transformação.

Para incluir o ser humano como um todo na nossa ciência, precisamos validar as nossas experiências interiores; e chamá-las simplesmente de epifenómenos da matéria não ajuda. Como codificou o psicólogo Carl Jung, além de se sentir o externo, há outros aspetos internos discerníveis da nossa experiência consciente, consistentes em pensamento, sentimento e intuição.

Desses três elementos, dois não são computáveis, o sentimento e a intuição, e por isso não podemos sequer processá-los.

O que sentimos? Sentimos movimentos semelhantes a energias, que instrumentos materiais não podem medir. Na China, chamam a esses movimentos de chi; na Índia, de prana; no Ocidente, são chamados de energia vital. Essas culturas antigas, por exemplo, criaram todo um sistema medicinal baseado no conceito de energia vital, como a acupuntura e a terapêutica ayurvédica, que não pode ser reduzido a uma medicina alopática tradicional.

O que intuímos? Esta é a mais sutil das nossas experiências sutis, e por isso as opiniões variam um pouco. Mas uma longa lista de tradições e filosofias aponta que as coisas que intuímos podem ser imaginadas como arquétipos, contextos de alguns dos conceitos que mais prezamos. Para citar os principais exemplos, temos a verdade, a beleza, a justiça, o amor e a bondade. Naturalmente, não podemos computar o pensamento intuitivo.

Mesmo no caso de pensamentos mentais, os computadores podem processar o seu conteúdo, mas não o seu significado. Obviamente, portanto, sentimento, intuição e pensamento não podem ser reduzidos a fenómenos secundários da matéria. O pensamento correto exige que, nessas experiências de pensamento, sentimento e intuição, estejamos a causar o colapso de possibilidades quânticas de três mundos não materiais distintos, cada um correspondendo a cada uma dessas experiências.

Como o mundo físico, todos esses múltiplos mundos de possibilidade são mundos dentro da consciência. O mundo da consciência é um multiverso!

Desse modo, a classificação das possibilidades quânticas da consciência em quatro compartimentos, quatro mundos diferentes – físico (dos sentidos), vital (dos sentimentos), mental (dos pensamentos) e supra mental (das intuições) –, decorre da estrutura conceitual da física quântica e da nossa experiência direta.

Como é que esses compartimentos distintos da realidade interagem sem o paradoxo do dualismo? A consciência medeia a sua interação quando, simultânea e não local mente, causa o colapso de possibilidades nos diversos compartimentos para sua experiência.

Tomemos como exemplo uma situação bem conhecida. Você vê uma pessoa atraente do sexo oposto. Há a sensação de um corpo físico manifestado. Há um sentimento associado a um ponto na região do corpo próxima ao seu coração, que os orientais chamam de chacra cardíaco. Há um pensamento na sua mente: “oh, seria muito bom conhecer esta pessoa”. E pode até haver uma intuição supramental, mapeada num pensamento: “Estou apaixonado”.

Nota-se aqui, claramente, a consciência mediando a interação dos seus diversos compartimentos para que se possam manifestar de uma só vez.

 

Fontes:

GOSWAMI, Amit. The self-aware universe: how consciousness creates the material world. Nova York: Tarcher/Putnam, 1993. [O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. The visionary window: a quantum physicist’s guide to enlightenment. Wheaton, IL: Quest Books, 2000. [A janela visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. Physics of the soul: the quantum book of living, dying, reincarnation, and immortality. Char lottsville, VA: Hampton Roads, 2001. [A física da alma: a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase-morte. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit.. The quantum doctor: a physicist’s guide to health and healing. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2004. [O médico quântico: orientações de um físico para a saúde e a cura. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. God is not dead: what quantum physics tells us about our origins and how we should live. Charlottsville, about our origins and how we should live. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências científicas da existência divina. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. Creative evolution: a physicist’s resolution between Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophi Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophical Publishing House, 2008. [Evolução criativa das espécies: uma resposta da nova ciência para as limitações da teoria de Darwin. São Paulo: Aleph, 2009.]

GOSWAMI, Amit. Creativity at the time of crisis and paradigm shift. Center for Quantum Activism, 2011. [Criatividade para o século 21: uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.

  • Visualizações: 44

 

Próximos Cursos e Eventos Online

Inscreve-te nos próximos cursos/programas

 

WORKSHOP TFT

O QUE É O TFT E COMO PODE AJUDAR NOS TRATAMENTOS TERAPÊUTICOS

13 e 14 de Agosto, das 21:30 às 23:00

 

 

CURSO TFT

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PELA AUTORIDADE MUNDIAL DE TFT

16 - 17 - 23 - 24 de Agosto

 

 

COMUNIDADE ONLINE

BECONSCIENCE - TRANSFORMA-TE A TI MESMO PARA TRANSFORMARES O MUNDO

Encontros aos últimos Domingos do mês, das 21:30 às 23:30

O que diz quem já fez a Certificação em TFT

Os nossos conteúdos gratuitos

Conhece fundamentos poderosos de autoconhecimento e transformação pessoal com nossos materiais gratuitos

E-BOOK

OS 6 ELEMENTOS-CHAVE DO TFT PARA TE TORNARES UM@ TERAPEUTA ALTAMENTE EFICAZ E CONFIANTE NO RESULTADO

Vais conhecer os segredos do TFT que te permitem resolver apenas numa sessão, aquilo que poderia demorar várias sessões de terapia

Por Joaquim Pereira Marques

Terapeuta TFT Adv e Formador de TFT

Thought Field Therapy

 

E-BOOK

UMA INTRODUÇÃO AO ATIVISMO QUÂNTICO - A VISÃO DE MUNDO QUÂNTICA DE AMIT GOSWAMI

A frase chave que define o Ativismo Quântico é: "Transforma-te a ti mesmo para Transformares o Mundo".

Por Joaquim Pereira Marques

Ativista Quântico - Center for Quantum Activism

USA

 

E-BOOK

INTRODUÇÃO À PRÁTICA DA GRAÇA - UM NOVO CAMINHO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Aprende a "situar a tua consciência" num nível mais elevado, a ver a Vida através de um filtro mais amplo e transparente com facilidade e de bom grado.

Por Joaquim Pereira Marques

Ativista Quântico - Center for Quantum Activism

USA

 

 

Na TFT Tapping Therapy Portugal estás em boas mãos!

Junta-te aos milhares de pessoas satisfeitas em todo o mundo que usam TFT 

Paciente de 71 anos foi curado de um distúrbio de ansiedade com TFT, depois de 60 anos de sofrimento.

Os sintomas do Gerard não retornaram desde a sua primeira consulta - provavelmente porque concordou em evitar comer milho (uma toxina para a energia dele).

 

Dr. Colin Barron

Ex-Médico e Terapeuta TFT

 

 

Superei a Depressão e a Perda da minha Filha com TFT.

A verdade é que sofri com uma depressão crónica durante anos. Isto foi quase como se as outras pessoas, com a mesma doença que a minha, lhe fosse permitido melhorar, mas a mim não.

 

Dr. H. E. hagglund

Ex-Médico e Escritor

 

 

Violada, Bárbara superou o Trauma, a Depressão e a Toxicodependência com TFT.

Atualmente, ela já não é dependente de drogas e de álcool e a sua autoestima parece estar cada vez mais alta. Ela fez o mestrado em trabalho social, depois fez a licenciatura e começou a trabalhar como psicoterapeuta.

Dr. Colin Barron

Ex-Médico e Terapeuta TFT

 

 

A Karen superou o pânico e a ansiedade com TFT.

Os meus ataques de pânico despareceram juntamente com as minhas fobias – para nunca mais voltarem. É simplesmente maravilhoso estar livre daquele peso. Eu raramente fico doente ou apanho uma gripe. Perdi trinta e cinco quilos e já não tenho necessidade de comer para aliviar a ansiedade.

Karen Piccinotti

Terapeuta TFT

 

 

Sobre TFT Tapping Therapy Portugal

A TFT Tapping Therapy Portugal adota e apoia a Visão de Mundo Quântica de Amit Goswami

Amit Goswami e Joaquim Pereira Marques

Amit Goswami é um estudioso da consciência e criador do Ativismo Quântico, uma rede universal de pessoas interessadas no processo de expansão de consciência, que integra ciência e espiritualidade, através dos princípios da física quântica.

O que é o Ativismo Quântico? A frase chave que define o Ativismo Quântico é: "Transforma-te a ti mesmo para Transformares o Mundo". Mas, para responder a esta pergunta, ninguém melhor do que o próprio Amit Goswami. Assiste aos seguinte vídeo, onde ele explica em menos de quatro minutos o que é o ativismo quântico.