O TFT é a única terapia de toque classificada como eficaz pelo Registo Nacional de Programas e Práticas baseadas em Evidências, gerido pela Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA), nos Estados Unidos da América.

O objetivo do Registo Nacional de Programas e Práticas baseadas em Evidências é ajudar as pessoas a conhecer os programas e práticas disponíveis baseados em evidências, e determinar quais deles melhor se enquadram na resposta às suas necessidades.
O SAMHSA, através do NREPP, trabalha no sentido de melhorar o acesso à informação sobre as intervenções avaliadas e certificadas, e também no sentido de reduzir o tempo entre a produção de conhecimento científico e a sua aplicação prática no campo.
O estudo realizado na Florida State University, o Psychosocial Stress Research Program (Programa de Pesquisa sobre Stress Psicosocial), que teve início em 1994, foi o nascimento da Thought Field Therapy® da Callahan Techniques®. Este foi o primeiro estudo que demonstrou o controlo do sistema de cura com o TFT. O Professor Charles Figley, apresentou o TFT na sua carta datada de 27 de junho de 1995 à sua equipa de traumatologia. Pode ler a carta aqui.
Terapia de campo do pensamento (TFT) como tratamento para sintomas de ansiedade: um estudo controlado aleatório (Irgens A, Dammen T, Nysæter TE, Hoffart A., (2012). Para ler texto integral clique aqui.
O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TSPT (Transtorno de Stress Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e 2007).
O TFT foi aplicado com sucesso para o tratamento do TSPT em centenas de sobreviventes de guerra no Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001). Pode ler a carta dirigida ao DR. Roger Callahan pelo do Chefe do Estado-Maior do Batalhão Médico do Kosovo, DR. Shkelzen Syla, clicando aqui.
O TFT é a forma para se melhorar mais rapidamente o VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) (Callahan, 2001) com resultados sem precedentes.
Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a lidar com sentimentos violentos, raiva, para ultrapassarem problemas na relação com pais e amigos e para melhorar o desempenho escolar (Yancey, 2002)
Dois estudos realizados com pessoas céticas aplicando o Voice Technology resultaram num índice de sucesso de 98% (Leonoff, 1996);
O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002);
Aumento de 45% na velocidade de leitura após aplicada a correção de Reversão Psicológica do TFT (Blaich, 1988);
O TFT reduziu o medo de falar em público num estudo sobre fobias (Schoninger, 2004);
Melhoria significativa no tratamento de Acrofobia (medo de altura), comparado com o uso de placebo (Carbonell, 1996);
Um estudo não publicado intitulado "Thought Field Therapy and Pain" (Terapia do Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., membro da Junta Americana de Médicos Psicólogos, descobriu que o TFT reduziu a dor músculo-esqueletal nos nervos e na espinha em dez de entre doze pacientes tratados numa clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes experimentaram alívio na dor de 88% ou mais, imediatamente após o procedimento. Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013).
Este artigo apresenta apenas o resumo de algumas das pesquisas realizadas sobre Terapia do Campo do Pensamento.
Para consultar uma lista de pesquisas e estudos de caso mais completa aceda ao site da TFT Foundation clicando aqui.
Pode, ainda consultar inúmeros estudos de caso aqui.
Se pretender fazer o download em pdf da lista de pesquisas sobre TFT ordenada cronologicamente clique aqui.





Dr. Colin Barron


