Recentemente apresentamos a “TFT para ansiedade com matemática” numa conferência, em Denver, para o Conselho dos Professores de Matemática do Colorado. Enquanto várias pessoas tiveram que lidar com a ansiedade em matemática fora da sala de aula, educadores experientes sabiam que este era um problema muito usual nas escolas – para ambos, professores e alunos.
A ansiedade com matemática pode ser percebida pela inquietação do aluno; ao evitar aulas; com a apresentação de sentimentos de pânico, pela incapacidade de realizar os testes; e pela falta de progresso nos momentos de ensino. Peritos têm sugerido que altos níveis de ansiedade podem reduzir a memória a curto-prazo, assim como, reduzir a capacidade de armazenar novas memórias a longo prazo e causar a secreção de cortisol – substância que tem sido associada com doenças do coração, distúrbios na imunidade e depressão.

O professor Karen Norwood da North Carolina State University tem sugerido que a ansiedade com matemática pode ser causada por atitudes negativas, de um parente ou de um professor sobre a matéria, por não estar preparado, com dificuldades em lidar com a frustração e com a baixa autoestima.
Inúmeros testes têm sido desenvolvidos para medir a ansiedade em matemática, e muitos métodos têm sido propostos para os professores aplicarem, com o objetivo de ajudar aos alunos com dificuldades na matéria. Muitos deles incluem conseguir a confiança do aluno, fazê-lo compreender a disciplina, e usar uma variedade de formas interessantes para tirar a imagem tediosa e complexa da matemática. Outros métodos incluem ajudar os alunos a usar a matemática de forma divertida, entusiástica e cheia de humor; dando crédito ao processo, mesmo que o aluno não acerte na resposta correta; favorecendo atitudes positivas sobre a matemática, com feedbacks imediatos, sendo sincero e cuidadoso, não testando o aluno com o resto da turma e remetendo o aluno a um conselheiro.
Embora muita coisa tenha sido escrita para os professores, com intuito de adicionar conhecimento aos estudos sobre a ansiedade em aprender matemática – e promover o alívio da ansiedade para a aprendizagem –, a situação continua a existir nas escolas. A TFT pode ajudar.
Quando decidimos apresentar uma sessão de TFT para ansiedade em matemática numa conferência de educadores, sabíamos de antemão que as dificuldades em entender os conceitos de matemática – sem mencionar os exames de matemática e os trabalhos de casa – podem ser extremamente traumáticas para certos alunos.
Iniciamos a nossa sessão ensinando os professores do Colorado o passo a passo da sequência de tapping TFT para eliminar os efeitos emocionais desse trauma. Também ensinamos o tapping para os professores aplicarem noutras razões que poderiam estar ocultas, como raiva, cólera, culpa e vergonha – todas essas são possíveis razões escondidas que causam a ansiedade em matemática e os sentimentos que acompanham este distúrbio. Só depois, ensinamos o algoritmo para ansiedade para lidar com o stress em matemática.
Depois de ver o sucesso das demonstrações da prática do algoritmo, os professores, naquele dia, não apenas viram os benefícios da TFT, como ficaram entusiasmados para usar as sequências nos seus alunos com este problema. Uma mulher planeou usar a TFT na sua filha para a auxiliar no controle da ansiedade nos exames. Um outro comentário foi, “Eu fiquei surpreendida pela forma como a TFT me fez relaxar!”. Ainda um outro levou um conjunto de folhetos sobre a TFT para o terapeuta da sua filha – que trabalha com estudantes com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Jenny Edwards & Jill Strunk
Fonte: Dr. Roger Callahan & Joanne Callahan (2011). Tapping the Bodys Energys Pathways.





Dr. Colin Barron


