“Matthew” estava consternado e pálido quando veio ao meu consultório. Ele procurava tratamentos naturais para um caso grave de gota[i] que durava há quase dois meses.
A gota tinha afetado o dedo grande do seu pé direito com intensa vermelhidão, inchaço, dor aguda e sensibilidade por todo o pé – exigindo que ele usasse muletas há semanas, pois não conseguia andar e usar sapatos.
Sem dúvida, este era um dos piores casos de gota que eu tinha visto em toda a minha carreira médica.
O primeiro médico de Matthew tinha-o mandado a um reumatologista que lhe receitou Colchicina, um medicamento anti-inflamatório. Geralmente, mais de 75% dos pacientes melhoram significativamente com a Colchicina em menos de 12 horas.

Ainda assim, a gota de Matthew não tinha melhoras de maneira nenhuma com esta medicação. Na verdade, o inchaço do dedo grande e do pé até pioraram e as suas gengivas sangravam por causa dos efeitos colaterais da medicação.
Além disso, como ele não tinha reagido à Colchicina, o reumatologista queria que ele começasse a usar outra medicação, Alopurinol, que também tem efeitos colaterais tóxicos.
Por vontade própria, Matthew tinha feito mudanças necessárias na sua alimentação, mas não tinha melhorado. Finalmente, a causa subjacente da sua gota interminável ficou clara.
Ele estava a passar por uma fase de stress intenso, porque a sua irmã tinha cancro da mama em já em fase de metástase e outros entes queridos tinham falecido no mês anterior.
Além disso, por estar fisicamente debilitado e com muita dor, ele não podia trabalhar o que lhe estava a causar dificuldades financeiras e problemas conjugais.
Antes mesmo de falar sobre tratamentos naturais para tratar a gota, usei os procedimentos de Diagnóstico de TFT para criar uma sequência de tratamento única para a dor intensa que o Matthew sentia.
De seguida, tratei a raiva e as frustrações intensas provocadas pela falta de melhora da doença já há mais de dois meses e pela piora do seu estado. Como resultado desses tratamentos, a dor, raiva e frustração, que a princípio eram de “10” na escala SUD, baixaram para “1” em apenas alguns minutos.
Além disso, tratei-o para trauma, depressão e ansiedade, que tiveram origem no conhecimento sobre o cancro da sua irmã e das mortes recentes na sua família, e o seu sofrimento caiu de “10” para “1”, usando apenas a sequência para trauma. Eu tratei-o também para o stress e a ansiedade provocados pelos problemas financeiros e conjugais, que rapidamente caíram de “10” para “1”.
Ele estava maravilhado com a rapidez com que o stress, trauma e dor foram eliminados em minutos. Depois dos tratamentos, ele começou a sorrir e o seu aspeto melhorou.
Depois, conversamos sobre remédios naturais para a gota e eu instruí-o a fazer o exercício Respiração da Clavícula 3 vezes ao dia e a voltar ao fim de uma semana.
Para minha surpresa, dois dias depois, ele entrou no meu consultório sem as muletas e sem nenhuma dor! Além disso, o inchaço e a vermelhidão, praticamente tinham desaparecido.
Ele disse que tinha visitado o seu médico de família e o reumatologista, que ficaram surpreendidos com a sua incrível melhora.
Roopa Chari, M.D.
Fonte: Dr. Roger Callahan & Joanne Callahan (2011). Tapping the Bodys Energys Pathways
[i] Gota é um tipo comum de artrite causada por um aumento da concentração de ácido úrico nos fluidos biológicos. Os cristais de ácido úrico são depositados nos tendões, articulações, rins e outros tecidos onde causam inflamação e danos consideráveis.





Dr. Colin Barron


